O Colégio

O Colégio

Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica para a Educação Infantil, no Colégio Sagrado Coração de Jesus, é pensada a partir dos Campos de Experiências propostos pela BNCC, assegurando os direitos da criança de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

No Sagrado, as crianças interagem com o meio e com o outro a partir de atividades lúdicas e prazerosas que fomentam a curiosidade e possibilitam as descobertas com naturalidade, permitindo que se expressem ao longo do processo educativo e construam aprendizagens. Acreditamos que a educação se inicia com a própria criança em sua inquietude e desejo de ser, conhecer e de desenvolver-se como sujeito da história.Na Educação Infantil, utilizamos o material da SANTILLANA EDUCAÇÃO que apoia as experiências proporcionadas pela escola, alinhando as brincadeiras e o imaginário infantil a todos os tipos de aprendizagens: social, cultural, científica, matemática, artística e linguística.

Do maternal ao 2º período, a língua Inglesa se faz presente reforçando a importância e valorização de um novo idioma. Esse processo ocorre de forma natural e em consonância com os interesses da criança. Assim, contribuímos para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades cognitivas e comunicativas e promovemos a imersão da criança no mundo bilíngue.

No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a aprendizagem e construção do conhecimento ocorrem de forma interativa e lúdica, com finalidade de promover a participação ativa dos educandos, colocando-os como protagonistas do processo ensino-aprendizagem. Contemplando os quatro pilares da educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser, as propostas pedagógicas contribuem para o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para a interação com o mundo e seus desafios.

A interatividade dos alunos ao mundo tecnológico ocorre a partir do uso de diferentes ferramentas que conectam o chão da sala de aula aos ambientes virtuais da da SANTILLANA EDUCAÇÃO, uma plataforma digital educacional totalmente preparada para ampliar e otimizar o aprendizado.No Sagrado, o uso de metodologias ativas e das tecnologias educacionais possibilitam vivências e experiências que contribuem para a formação de um sujeito participativo e crítico, que sabe expressar suas ideias, analisar situações-problema e apresentar possíveis soluções.

Preocupado com a formação integral do aluno, as propostas pedagógicas extrapolam o cognitivo e expandem o cuidado com o emocional através de projetos socioemocionais que fundamentam as ações do colégio que visam um ser que saiba cuidar de si e do outro, ser responsável e ativo no meio em que vive e que utilize seus conhecimentos para interagir e transformar o mundo.

A proposta pedagógica para os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Sagrado Coração de Jesus versa sobre as aprendizagens significativas, atendendo as orientações e propostas da BNCC.

Visando uma formação pautada em princípios, no protagonismo e identidade, o processo ensino-aprendizagem ocorre a partir da valorização das múltiplas formas de aprendizagem e de atividades que aguçam a curiosidade, criatividade e participação significativa do aluno na construção do conhecimento. O Sagrado contempla o aluno em seus aspectos físico, psicológico, emocional, intelectual e social, atuando juntamente como apoio das famílias e valorizando o aprendizado.Além do uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas como: sala de aula invertida e gamificação, desenvolvemos projetos e atividades direcionados à cultura, projeto de vida, arte, esporte, empreendedorismo e ações solidárias, o foco principal é o aluno como autor da sua história de vida.

Os trabalhos com projetos se integram à proposta curricular e a parceria da da SANTILLANA EDUCAÇÃO, com a utilização de um material didático atual e de qualidade para os nossos alunos – TRILHAS Sistema de Ensino, em consonância com a finalidade educacional do Sagrado quanto à formação de um indivíduo reflexivo e crítico da sua realidade.

A proposta pedagógica para o novo Ensino Médio possibilita uma formação mais atualizada e coloca o aluno mais próximo do mercado de trabalho e de encontro com seus interesses pessoais, dando autonomia para optarem em sua estrutura educacional.

O uso de metodologias ativas e ferramentas tecnológicas contribuem para a formação de alunos mais preparados para dialogar com as mudanças atuais, pautados em um ensino ancorado no conhecimento e em habilidades e competências necessárias para enfrentar os desafios futuros.Acelerar os resultados para alcançar os objetivos propostos faz parte de um ensino que visa o sucesso e as conquistas, para isso o Sagrado utiliza materiais atualizados da SANTILLANA EDUCAÇÃO, plataformas educacionais que preparam os alunos para o Enem e grandes universidades, simulados, serviços educacionais voltados para potencializar a aprendizagem, além de projetos socioemocionais e projetos de vida, cuidados necessários para o presente e o futuro.

Prontos para tomada de decisões que direcionará a vida profissional e impactará a vida pessoal. Essa é uma das preocupações dos alunos do ensino médio. É propósito do Colégio Sagrado Coração de Jesus contribuir para a formação de futuros profissionais e cidadãos prontos para o mundo.

Instagram (31) 2566-1123